quarta-feira, 26 de junho de 2013

São João de Planaltino 2013, foi um sucesso!!


O São João de Planaltino teve início no dia 15/06 com a Vila Junina, onde tivemos a honra de receber o Grupo Flor de Mandacaru e o Grupo de Dança do Povoado de Campinhos.  Os mesmos fizeram uma belíssima apresentação, animando a primeira noite da Vila em Homenagem a Dominguinhos, e em seguida o Forró com artistas da Terra.

Grupo Flor-de-Mandacaru
Nas noites seguintes tivemos a apresentação de diversas quadrilhas das Escolas da Sede e Zona rural, casamento matuto envolvendo os integrantes do Grupo Madeira que Cupim Não Rói, sendo muito mais que uma apresentação, e sim, uma verdadeira lição de vida. A animação e vitalidade dos nossos jovens da Melhor idade foi de causar inveja a qualquer um.  
Quadrilha da Brinquedoteca Cantinho Feliz
Escola Cantinho do Saber
Quadrilha do Colégio Isaura e do Colégio Manoel José de Andrade.
Quadrilha do Grupo Madeira que Cupim Não Roi
A Secretária de Assistência Social, Vilma Assis dançou durante todo o momento e afirma que ela mesma não consegue acompanhar o ritmo deles. A Vila Junina recebeu a visita ilustre de Rita Pinheiro, também conhecida como a Garimpeira da Cultura. Rita dramatizou a saga de Lampeão e Maria Bonita, deixando o público curioso e com mais vontade de saber o que ainda estava por vir, pois, a Vila foi um grande palco a céu aberto, cenário perfeito para  revelar  muitos talentos.  

O Departamento de Cultura na pessoa de seu Diretor Enilton Morbeck, juntamente com as Secretarias que compõem a Equipe Planaltino Trabalhando Pelo Povo, somaram esforços e conseguiram realizar um belíssimo trabalho de ornamentação, tanto da Vila Junina, como do palco principal.  A Vila teve um apoio incondicional da Secretaria de Infraestutura, na pessoa de Antonival Assis, que pôs a mão na massa e acompanhou todo o momento, fazendo com que a mesma estivesse pronta para receber o nosso povo e os visitantes que nos prestigiou com as suas presenças. Já deixando saudades, a Vila Junina teve seu encerramento no dia 20/06, e no dia 21 fomos prestigiar o Arraiá do Fogueirão, no Distrito de Nova Itaípe, onde o Grupo Cravo com Mel, Grupo Pegada2 e Leona Forrozeira fizeram o povo dançar até amanhecer o dia. Porém, no dia 22, no Palco do Forró, a Banda Me Leva, Cravo Com Mel e Neto  Bala animaram a primeira noite do São João/2013 de Planaltino. No dia 23,  a Banda Cearense Forró Forrado, seguido do Grupo Cravo Com Mel, JL do Forró e da Banda D’Ávila da Bahia, fizeram uma apresentação maravilhosa, contagiando a multidão. E para fechar com Chave de Ouro a noite do dia 23, a Banda Neto Bala balançou o chão da praça  e não deixou ninguém parado. Muito xote, arrasta pé e apresentação de  canções inéditas da Banda. No dia 24, o nosso Jegue Trio superlotou as principais ruas da Cidade. 
Este Jegue foi o primeiro a puxa o bloco e permanece até o exato momento.
Jegue Trio 2013

JEGUE TRIO - SEU SURGIMENTO:

Este movimento começou com um público pequeno que era composto por: Adilon, Maxswell, Dedé(cavaquinho) e Sessé (Sanfona). Estes saíam pelas ruas da cidade, bebendo licor e animando de casa em casa. Por sua vez, o Sargento Tibério sugeriu ao grupo que pusessem um som no Jegue, e que este os acompanhasse. Sugestão aceita, e hoje se tornou este furacão como muitos já puderam contemplar. Com o apoio da Prefeitura Municipal, este manifesto popular hoje se configura como um dos maiores de Todo o Território do Vale do Jequiriçá -- BA .
A Camisa era adquirida em troca de 2 Kgs de alimento não perecível. Estes, por sua vez serão distribuídos entre as pessoas carentes do Município. Que isso possa também servir de exemplo para outros Municípios. Neste ano, contamos com a Banda Ed Rossi da Cidade de Brumado, que fez o público ir ao delírio ao percorrer as principais ruas de Planaltino, e com certeza em 2014  teremos muito mais foleões que virão prestigiar o maior Jegue Trio do Vale do Jiquiriçá. A Prefeitura Municipal e seus parceiros:  Ferbasa, Bradesco, Banco do Brasil, Governo Federal, Câmara de Vereadores, Comércio Local foram os responsáveis para que o São João de Planaltino acontecesse de fato.

Veja neste link matéria sobre o Arraiá do Cabação 2013 http://povoadodosantoandre.blogspot.com.br/ 


terça-feira, 18 de junho de 2013

Secretário de Agricultura Eduardo Sales, visita Planaltino e tem Projetos que beneficiára todo o Município.





Nesta quinta-feira dia 13 de Junho de 2013, o Prefeito  Carlinhos  acompanhado do Secretário de Agricultura do Município o Sr. Gerson Paulo, mobilizou os agricultores, lideranças políticas,  , presidentes de Associações, para juntos recepcionar o Secretário de Agricultura do Estado da Bahia, o Sr.  Eduardo Sales. 
Para dar inicio a solenidade do momento, o Controlador Interno da Prefeitura o sr. Ramalho Alves , convidou o Prefeito José Carlos, o Vice – Prefeito Roberval Carvalho,  o Vereador Dunga, Vereador Evaldo Assis,  a Secretária de Assistência Social Vilma Santos Assis e  o ilustre convidado, o Secretário de Agricultura do Estado – Eduardo Sales para fazerem parte da mesa.


Com a Palavra o Prefeito José Carlos agradeceu ao público presente e demonstrou a sua preocupação  com o homem do campo e a sua vontade de conseguir mais recursos que venha beneficiar os produtores agrícolas do Município.  Na sequência o Prefeito perguntou agricultor e pecuarista Nelson Campos, qual era a quantia do seu rebanho antes da Seca e após a seca. Nelson de imediato respondeu que tinha 32 cabeças, e hoje, só tem duas rezes em sua propriedade.
   
Aproveitando a fala do Prefeito, o Secretário de Agricultura Eduardo Sales, pediu desculpa por ter chegado em atraso, falando da sua correria em visita aos municípios da Bahia . Aproveitando a fala do Prefeito Carlinhos, afirmou que foram levantado  os dados e comprovado que o Município de Planaltino foi o que mais perdeu o seu rebanho de toda a Bahia.  O Secretário deixou bem claro que vai vir mais vezes ao município e que tem vários projetos para o Município como:  Projeto pra colocar mais um resfriador de leite, deixando dois em funcionamento, Projeto de melhoramento do criatório de Bodes, onde serão doadas 05 femeas  e um reprodutor, Projeto para plantação de palmas e entre outros. O secretário deixa bem claro que está a inteira disposição do Prefeito Carlinhos e dos agricultores de Planaltino para que juntos faça com o que o Município volte a produzir proporcionando melhores condições de vida ao homem do campo.

quarta-feira, 12 de junho de 2013

PROJETO CULTURAL EDUCATIVO DO TOPA DE NOVA ITAIPE



Aconteceu dia 02 de junho na comunidade de Nova Itaípe, a abertura do Projeto Cultural Educativo do TOPA do município de Planaltino. O evento foi a partir das 02h00min da tarde, no espaço do Colégio Naice Gomes Machado, contando com a presença do controlador interno da prefeitura municipal de Planaltino o senhor RAMALHO, o mesmo além de colaborar e prestigiar o evento elogiou a ornamentação, que por sinal foi bastante criativa e cultural, da secretária de assistência social MARIA VILMA, do vice-prefeito ROBERVAL CARVALHO, de representante da saúde, do músico e terapeuta ARIANO, do secretário de transporte ANTONIVAL, da artista e pintora da comunidade Suleide Santana, da rezadeira da comunidade Dona Raquel, entre outras mais.

Tivemos apresentações de dança, desfile, criação do novo grupo de recital da comunidade de Nova Itaípe com o nome de ROUXINOL, teatro de fantoches contando a história da comunidade antigamente em relação principalmente a Cultura, apresentação do grupo madeira que cupim não rói, da secretaria de assistência social de Planaltino.



  Pra encerrar um delicioso lanche, um bingo beneficente e muita música ao som de MANOEL DA VIOLA E FÀBIO MENDES. 
 A comunidade colaborou bastante e prestigiou o evento.

O projeto foi elaborado pela coordenadora do TOPA Ana Carla e os professores do programa.  O mesmo, durará 8 meses dentro da comunidade de Nova Itaipe, acontecendo uma vez por mês, com atividades diversificadas, muita música e alegria para os alunos do programa e toda comunidade de Nova Itaipe PLANALTINO BAHIA. O objetivo dessa proposta é resgatar a cultura local da comunidade e ao mesmo tempo incentivar as pessoas a estudarem no programa TOPA.

Agora os agradecimentos a todos que colaboraram, ao prefeito Carlinhos, aos Secretários(a) municipais e as secretarias, aos vereadores que colaboraram, a comunidade de Nova Itaipe, aos motoristas que rodaram em pleno domingo, a Fábio Mendes pelo apoio voluntário, a Carlito Macêdo que deu o carro várias vezes pra buscar coisas para que o projeto acontecesse, aos alunos do Topa e aos professores, aos meus colegas coordenadores do programa MARIA DO CARMO E EDIVALDO.

FONTE: ANA CARLA RAMOS DE MACÊDO
COORDENADORA DO TOPA DA PREFEITURA DE PLANALTINO

terça-feira, 11 de junho de 2013

PLANALTINO É CONTEMPLADO COM PROJETO MULTIMÍDIA



Vagner Ribeiro, Reinaldo Cruz, Naiara e José Carlos (divulgador do Projeto)

Planaltino foi um dos 20 municípios baianos contemplados com o Projeto Multimídia, que possibilita aos estudantes do ensino municipal e estadual o acesso gratuito a um curso profissionalizante de informática. O curso está previsto para começar dia 15 de julho, com 1h/aula por semana e terá vigência de um ano.

 
Colégio Isaura recebe os Divulgadores do Projeto.

De acordo com informações do funcionário do Projeto Multimídia, Vagner Ribeiro, este projeto existe acerca de 25 anos no Brasil e foi implantando na Bahia desde 2009. O estudante escolherá o melhor horário para a realização do curso de maneira que não interfira na sua grade de disciplinas do colégio. 
Colégio Estadual Manoel José de Andrade acolher os divulgadores do Projeto Multimídia.


A prefeitura de Planaltino, além de beneficiar os estudantes da rede municipal e estadual, também estenderá o curso aos profissionais da educação, com o intuito de também aprimorar os conhecimentos do servidor público do município. No curso profissionalizante, a pessoa aprenderá, de forma detalhada, o funcionamento do Windows XP , Word, Excel e Power Point. 

Alunos do Colégio  Municipal Isaura Couto da Silva.


Ao terminar o curso, o estudante ganhará um certificado reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e assinado pelo Prefeito, pela Secretária municipal de educação e pelo professor.

terça-feira, 4 de junho de 2013

Prefeitura de Planaltino retoma os trabalhos referente a construção da Academia da Saúde localizada no Bairro Valdomiro Borges.



O Programa Academia da Saúde, criado pela Portaria nº 719, de 07 de abril de 2011, tem como principal objetivo contribuir para a promoção da saúde da população a partir da implantação de polos com infraestrutura, equipamentos e quadro de pessoal qualificado para a orientação de práticas corporais e atividade física e de lazer e modos de vida saudáveis.


Os polos do Programa Academia da Saúde são espaços públicos construídos para o desenvolvimento de atividades como orientação para a prática de atividade física; promoção de atividades de segurança alimentar e nutricional e de educação alimentar; práticas artísticas (teatro, música, pintura e artesanato) e organização do planejamento das ações do Programa em conjunto com a equipe de APS e usuários.


As atividades serão desenvolvidas por profissionais de saúde da atenção primária em saúde, especialmente dos Núcleos de Saúde da Família (NASF), podendo ser agregados profissionais de outras áreas do setor público.


Objetivos do Projeto Academia da Saúde:



I - ampliar o acesso da população às políticas públicas de promoção da saúde;
II - fortalecer a promoção da saúde como estratégia de produção de saúde;
III - potencializar as ações nos âmbitos da Atenção Primária em Saúde (APS), da Vigilância em Saúde (VS) e da Promoção da Saúde (PS);
IV - promover a integração multiprofissional na construção e execução das ações;
V - promover a convergência de projetos ou programas nos âmbitos da saúde, educação, cultura, assistência social, esporte e lazer;
VI - ampliar a autonomia dos indivíduos sobre as escolhas de modos de vida mais saudáveis;
VII- aumentar o nível de atividade física da população;
VIII - estimular hábitos alimentares saudáveis;
IX - promover mobilização comunitária com a constituição de redes sociais de apoio e ambientes de convivência e solidariedade;
X - potencializar as manifestações culturais locais e o conhecimento popular na construção de alternativas individuais e coletivas que favoreçam a promoção da saúde; e
XI - contribuir para ampliação e valorização da utilização dos espaços públicos de lazer, como proposta de inclusão social,
enfrentamento das violências e melhoria das condições de saúde e qualidade de vida da população.

Fonte: www.formaecor.com.br