segunda-feira, 9 de junho de 2014

Alunos do POLO-UNEB-PLANALTINO adquirem conhecimento e se divertem numa maravilhosa aula de campo.



 
Discentes visitando o Castelo Garcia D´Ávila
      Os alunos (um total de 49 do Curso de Pedagogia do POLO- UNEB-PLANALTINO)aproveitaram ao máximo sua aula de campo da disciplina Geografia. Saíram da cidade de PLANALTINO em um ônibus oferecido pela Prefeitura Municipal com os esforços feito pela Secretária Municipal de Educação, Naiara Oliveira, por volta da 1 da manhã (sexta-feira, 06 de junho de 2014) com destino ao município de Mata de São João a cerca de 400 km, chegando lá às 8:40min. Município aquele que fica às margens da BA 099 conhecida como Estrada do Coco ou Linha verde. A BA contorna todo o litoral desde a cidade de Salvador até a divisa com o estado de Sergipe.
Maquete do Castelo Garcia D´Ávila

      O objetivo principal da aula de campo, seguindo um roteiro previamente entregue a todos os alunos, foi fazera visitação ao Projeto TAMAR, instituição aquela que trata, cuida, estuda e promove a preservação das tartarugas marinhas, espécie ameaçada de extinção, conhecer a reserva de Sapiranga, reserva aquela composta por animais e plantas típicas da mata atlântica e também conhecer o Castelo Garcia D’avila, a primeira construção daquele estilo no Brasil. Porém por conta do tempo, não foi possível visitar a reserva, mas em compensação, tiveram dois momentos ricos e maravilhosos fazendo a visita ao castelo e ao projeto Tamar, na Praia do Forte.
       
Discente visitando o Projeto TAMAR

Estavam também presentes neste evento a coordenadora do POLO, Adelaide Badaró, Alex Santos, professor de história e Guilherme Meneses, professor de geografia. Esses foram de fundamental importância em todo o evento. Além de fomentar nas informações, se dedicaram exclusivamente para que todos os alunos tirassem bom proveito daquele momento, que não é comum no seu cotidiano.
Edivaldo Vieira e o Motorista Acivaldo.

      A viagem foi tão proveitosa que parecia que os alunos estavam curtindo férias, apesar, claro, de não terem esquecido de que estavam participando de uma aula, todos compromissados com seu papel. Anotando informações, tirando fotos, prestando atenção nos guias turísticos e em tudo aquilo que eles tinham de subsídios para oferecer aos visitantes da UNEB, foi o que fizeram todos, sem perder qualquer elemento que pudesse ajudar nas suas discussões posteriores.
     

 A visita ao Castelo Garcia D’avila, ocorrida por volta das 15:00h, foi um dos momentos mais importantes no que tange o processo histórico do nosso país, principalmente na Bahia. Castelo aquele que, segundo historiadores, teve sua construção erguida entre os anos 1563 e 1609. Uma arquitetura oriunda dos castelos medievais europeus, principalmente de Portugal.
       
Acesso ao Projeto Tamar.
A aula de campo serviu como combustível em todos os sentidos como, dar mais importância a nossa história, geografia, projetos etc, como também dar suporte na aprendizagem como um todo.
Texto - Edvaldo Vieira - discente e representante da turma