quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Professor William Santos e alunos do POLO-UNEB-PLANALTINO promovem oficina de matemática.

       “O Contexto da Etnomatemática no Município de Planaltino”. Este foi o título da quarta oficina temática que serviu como norteador do curso de Pedagogia da UNEB, construída e apresentada pelos alunos do curso e subsidiado pelo professor de matemática William Santos.

      Desta vez foi a Escola Municipalizada Clemente Mariani o palco de mais um evento promovido pelos alunos da UNEB, no último dia 26 de setembro de 2014 (sexta-feira) entre 19:00 e 22:00hs, onde foi aberto um leque imenso de informações enquanto ao tema citado, fazendo com que o público se prendesse às atividades apresentadas do seminário ficando até o final das apresentações. 
      
    Tal temática abordou o cotidiano da matemática em todas as suas variantes, que vai desde uma simples atividade doméstica como a quantidade de água pra se fazer um café até grandes desafios como no caso de fazer cálculos complicados na construção civil, por exemplo. Abordou-se também, através de Slides, peça teatral, cordel, textos escritos, oralidade, entrevistas etc, a importância da matemática na vida do ser humano no seu cotidiano, uma das atividades mais usadas desde a descoberta da escrita a milhares de anos.

      O intuito da oficina foi apresentar a sala de aula como um espaço de produção do conhecimento, de pesquisa e estudo, mostrando resultados a partir de tudo aquilo que foi desenvolvido dentro e fora dela, permitindo a existência de diálogos significativos como princípio educativo.

      Neste período, os alunos se debruçaram, cada grupo no seu campo de trabalho previamente apresentado pelo professor, com o objetivo de mostrar quais são as principais atividades econômicas desenvolvidas no município, sendo estas de pequena, média ou grande escala no que tange a economia do município de planaltino. 


Entre essas atividades podemos citar o artesanato, cultivo da mandioca, maracujá, construção civil, produção de farinha e beiju, produtos da feira livre, cultivo de hortaliças e a agricultura familiar, sendo esta a de maior realidade local.

      A pesquisa de campo, sendo anteriormente, claro, norteada pelo professor enquanto aos seus procedimentos de estudo e abordagem, foi o carro chefe no referente aos resultados obtidos durante o período de desenvolvimento. Assim, os alunos adquiriram elementos suficientes para os seus trabalhos a partir de entrevistas com feirantes, produtores rurais, artesãos, construtores civis, comerciantes e outros.

      No final, o professor William Santos agradeceu a todos pela presença e fez um breve comentário das atividades propostas e realizadas pelos alunos e sua satisfação enquanto a realização daquele momento no tangente a UNEB como espaço de aprendizagem.

Texto: Edvaldo Vieira – discente e representante da turma

Nenhum comentário:

Postar um comentário